segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O natal


É uma época linda, no entanto hoje em dia já não é o que era.. se calhar eu é que via o natal de outra forma, eu vi-a um natal mais vivo, mais brilhante! Lembro de quando era novita, quando passava pelas ruas e em todas as casas existia pelo menos umas luzes que se ligavam e desligavam permanentemente, estava e escuro mas era lindo ver aquelas cores iluminarem a noite, era a época que mais gostava do ano… pensava sempre nos presentes que poderia receber, nas jantaradas na casa da minha avó, de estar com os meus primos e de ir à missa do galo, lembro-me de quando a minha madrinha dizia para deixarmos o sapatinho ao pé da lareira porque o pai natal estava a chegar!
Na verdade, eu nunca acreditei no pai natal porque os meus pais nunca alimentaram essa ideia na minha cabeça, eles também nunca ligaram muito ao natal então não faziam questão de nos darem prendas, no entanto eu sabia que existiam coisas que deviam ter prioridade na vida para além das prendas e portanto, nunca contestei que não me dessem prendas, ficava triste somente se não passa-se o natal com a família… Hoje, o natal para mim não tem tanto significado como quando era criança, talvez porque hoje já não há jantaradas na casa dos meus avós, os meus primos cresceram e isso fez com que todos se afastassem e as prendas que recebo não têm o mesmo significado para mim, era tão bom quando abríamos os presentes todos juntos, e brincávamos todos juntos com os brinquedos que partilhávamos… agora vejo que vida passa e as coisas mudam, se pudesse o desejo que pedia neste natal era voltar a ser criança, de não ter noção que a vida é assim tão dura, de não sofrer como tenho sofrido, de acordar sem ter preocupações com nada, voltar a ser inocente e sobretudo voltar a ser feliz!
Desta vez quero que a mensagem seja de alegria e esperança para aqueles que não têm o que comer, que não têm uma cama para dormir ou uma casa para viver, para aqueles que têm que viver sobre pressão e tortura, para aqueles que são escravizados e mal tratados, para aqueles que lutam por serem felizes e não conseguem, para aqueles que querem que a sua voz se faça ouvir mas ninguém quer escutar, para aqueles que a vida não passa de um sacrifício, para aqueles que julgam não ter lugar neste mundo, desejo um BOM NATAL e que lutem por aquilo em que acreditam e que se esforcem para acabar com a miséria e com a injustiça para que possam ter uma vida melhor e que este novo ano que se avizinha seja marcado por isto mesmo!

1 comentário: